Autoconhecimento Comportamento

Arquétipo Afrodite: Conheça os aspectos positivos e negativos dessa representação

Quem busca ativar o arquétipo Afrodite geralmente está em busca de novas paixões e mais romantismo para a sua vida. No entanto, essa representação pode aflorar o lado sombra, isto é, negativo da personalidade, como a vaidade exagerada e a manipulação. Veja como se beneficiar do lado luz do arquétipo Afrodite e atrair amor no seu caminho.

Você sabe o que é um arquétipo? Numa linguagem técnica, trata-se de um conceito associado a algum personagem, usado para representar padrões de comportamento. Ficou na mesma? Então o exemplo abaixo vai te ajudar a associar melhor.

Era uma vez uma pessoa comum que, em algum momento, se depara com um acontecimento-chave que faz com que sua vida vire de cabeça para baixo. A princípio, ela nega esse “chamado”, mas, como quer fazer a coisa certa, acaba fazendo uma escolha difícil, aceitando sua missão e até mesmo se sacrificando em prol do bem comum… e aí nasce um herói ou heroína. Quantos personagens assim você já não viu no cinema, na literatura, nas novelas? Pois bem, isso é um arquétipo.

Mas os arquétipos não servem apenas para nos ajudar a “classificar” uma pessoa com base em seu comportamento. Eles também geram identificação e provocam emoções em nós. Dá até para ativar um arquétipo, sabia disso? Ou seja, você pode tirar proveito das energias dele para se abrir a novas experiências e melhorar seu autoconhecimento.

E é isso que o arquétipo de Afrodite pode fazer pelas pessoas, em especial as mulheres, pois ele ativa um lado feminino mais poderoso e desperta a intuição, aumentando a autoestima e o amor-próprio. Mas esse arquétipo também tem seu lado sombra — ou seja, desfavorável —, que pode afetar a sua vida, se você não souber lidar com ele de forma adequada. É principalmente sobre o lado sombrio de Afrodite que vamos tratar aqui. Não perca nenhum detalhe!

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

O que é o arquétipo Afrodite?

Afrodite é a deusa do amor, da beleza, da fertilidade e do desejo na mitologia grega. Seu arquétipo é um dos mais poderosos que existem, justamente por estar intimamente ligado a dois sentimentos de energia intensa, que são o amor e a paixão. Ele representa também a sensualidade, a atração erótica e a sexualidade. Ativa a química a dois — o famoso “match” perfeito. Porém, assim como todo arquétipo, há um lado luz (positivo) e um lado sombra (negativo).

Mas o que vem a ser lado sombra? Deforma geral, é tudo aquilo que mais rejeitamos e do qual não temos muita consciência. É o lado obscuro da nossa personalidade, a parte do inconsciente que desprezamos, que desejamos esconder. Ele abriga instintos que tentamos a todo custo controlar (por exemplo, raiva, ódio, inveja etc.).

Em relação ao arquétipo de Afrodite, o lado sombrio é muito fácil de ser ativado devido à dualidade e intensidade dessa deusa. Nem sempre nos damos conta de que caímos na armadilha dela, e acabamos por transitar nos dois mundos — o iluminado e o sombrio. Afrodite lado sombra mexe com os relacionamentos de uma forma desfavorável.

As características do lado sombrio de Afrodite

Mulher apontando os dedos para ela mesma, com uma coroa
Nicoleta Ionescu / Shutterstock.com

Se você busca ativar esse arquétipo para o amor, precisa saber que o tipo de amor mais habitual aqui tem a ver com paixões avassaladoras, curtição e muito desejo em torno de si.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado com o lado sombrio dele, porque ele pode abalar não só um relacionamento a dois, como o relacionamento com nós mesmos e a imagem que os outros têm de nós. Veja, a seguir, algumas das características desse lado sombrio:

  • Vaidade exacerbada: precisa ouvir elogios o tempo todo e pode se achar melhor que os outros. Facilmente se irrita com críticas.
  • Preocupação excessiva com a imagem: valoriza apenas a aparência e vê no envelhecimento um ponto de fobia.
  • Indolência: tem preguiça de fazer coisas e lidar com pessoas. Acha que o mundo é que deve lhe servir.
  • Egocentrismo: é individualista e quer ser o centro das atenções, não admitindo que outra pessoa apareça mais.
  • Infidelidade: tem mais facilidade para trair, demonstrando um comportamento desleal em todas as esferas.
  • Falta de comprometimento: não se importa com as pessoas.
  • Voluntariosidade: só aceita quando é do seu jeito.
  • Competitividade: quer ganhar a todo custo, mesmo que passe por cima dos outros.
  • Manipulação: quer manipular todos, mas também se deixa manipular pelas paixões.

Compreendendo as conexões entre arquétipos e sombra

Todo arquétipo carrega suas dualidades. Sendo assim, ele tem sua potência, mas também apresenta um lado sombrio que pode nos emaranhar em seus ardis. A sombra é o aspecto escuro de nossa personalidade, e em cada arquétipo ela representa um desafio.

Mantendo a nossa analogia com cinema, como fizemos mais acima, a sombra é como se fosse o “lado sombrio da Força” na saga “Star Wars”. A Força é uma energia poderosíssima, mas ela tem uma vontade própria, podendo nos seduzir a usar seus poderes para o mal. Anakin Skywalker foi vítima da sombra, porque foi tentado por esse lado negro e sucumbiu.

O desafio aqui não é ignorar a sombra, mas saber como lidar com ela (assim como fazem os Jedi). Até porque, sem sombra, não existe luz — e vice-versa. São dois lados de uma mesma moeda. Dessa forma, é preciso saber se equilibrar, entender os limites e trabalhar o arquétipo com sabedoria, porque a sombra também faz parte da natureza dele.

A sombra é uma parte viva da nossa personalidade, que não podemos simplesmente suprimir ou aplacar por meio da racionalização. Pelo contrário, é graças a ela que sabemos quem somos — para nos encontrarmos com nós mesmos, precisamos nos encontrar com nossa própria sombra.

Como o lado sombrio de Afrodite pode afetar seu dia a dia

Você já viu pelas características que o lado sombra do arquétipo de Afrodite pode trazer algum transtorno para a sua vida, uma vez que ele expressa aspectos negativos de sua personalidade, que podem não ser agradáveis para quem convive com você.

Além dessas questões, ele pode trazer estigmas. Especialmente pelo fato de que Afrodite é um recurso arquetípico acionado predominantemente por mulheres. Numa sociedade machista, em que a mulher é salpicada de preconceitos em todos os âmbitos de sua existência, até o lado luz desse arquétipo é enxergado de forma pejorativa.

A mulher questionadora, que se mostra, é tida como exibicionista, e até mesmo vulgar. A que faz valer sua vontade e é competitiva, é vista como a “chata”, a “megera”. E aí fica a questão: como se equilibrar entre o “se impor” e “o ser desagradável”? Entender, aceitar e dominar a sombra afrodisíaca pode te ajudar a mitigar esses efeitos, ainda que a sociedade dificulte um pouco no dia a dia.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Lado positivo do arquétipo

Mulher preta sorrindo e fechando os olhos
Sofia Zhuravetc / Shutterstock.com

Como já dissemos acima, a deusa Afrodite representa o amor, a beleza e a fertilidade. Ela fomenta o desenvolvimento de uma autoestima mais elaborada e elevada. Essa deusa também inspira a criatividade (já que fertilidade aqui é em todos os campos da vida) e o amor-próprio.

Mas, levando para as especificidades do arquétipo da sombra, foco deste artigo, podemos, sim, dizer que ele traz questões positivas. Quando conseguimos decifrá-lo de forma efetiva, somos capazes de entender os nossos pontos negativos, temos consciência de nossas fraquezas, então nos tornamos aptos a trabalhar cada uma delas, transformando-as em potencialidades, ou meramente equilibrando nossa psique.

Saber identificar a sombra de Afrodite permite que você aprenda a gerir seu próprio ego. Assim, você se predispõe a lidar com críticas, aprende a controlar seus impulsos, entende o fluxo da vida, passa a ceder mais, evita apelar para uma competitividade tóxica e se torna mais consciente das suas responsabilidades afetivas.

Lado negativo do arquétipo

Já trouxemos mais acima as características negativas do arquétipo propriamente, ou seja, aquelas reveladas por seu lado sombra. Portanto, vamos destacar aqui o lado negativo de não saber lidar com esse aspecto desafiador.

Quando não sabemos identificar nossos pontos fracos, podemos nos tornar reféns deles, ainda que de maneira inconsciente, repetindo padrões limitantes ou mesmo tóxicos em nossa vida. Temer enfrentar o lado sombrio também não é uma boa escolha, porque a sombra não vai embora, ela é um aspecto fixo de nós.

Não saber equilibrar Afrodite sombra pode te levar, por exemplo, a se envolver em relacionamentos abusivos repetidamente. Se você não enfrentar esse aspecto, vai se encalacrar em círculos viciosos, dos quais será bem difícil se desvencilhar.

Você também pode gostar:

Arquétipos poderosos trazem pujança tanto para o que é bom quanto para o que é ruim. Assim é com Afrodite, superlativa quando o assunto é força. Sua luz é resplandecente, ela desperta a nossa deusa interior, nos empodera. Mas sua sombra nos coloca em armadilhas por vezes cruéis. Porém, isso não é motivo para evitar ativar esse arquétipo tão exuberante. Basta entender, aceitar e dominar sua sombra. Porque, quando refutamos a nossa própria natureza, é a sombra que nos domina.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br