Autoconhecimento Psicologia

Arquétipo do ouro: atraindo riquezas e conhecimento

Os arquétipos são um conceito utilizado pela psicologia para representar certos comportamentos por meio de um personagem ou de um papel social. O arquétipo do Ouro, por exemplo, está ligado à prosperidade financeira, enquanto o Sábio diz respeito às pessoas que praticam a autorreflexão e o Herói tem relação com guerreiros destemidos.

Essas espécies de personagens têm características que podem ser notadas com similaridade por todo mundo. Por isso despertam empatia e desejo de conquista de alguns atributos por parte de certas pessoas.

Além disso, os arquétipos podem ser encontrados em lendas, mitos, folclores, na literatura, em filmes e em nossos sonhos. As imagens também podem ser utilizadas para fins comerciais. Várias marcas escolhem imagens de alguns arquétipos, de acordo com os valores que desejam transmitir.

Neste artigo, nós vamos falar mais sobre o arquétipo do Ouro, suas principais características e as melhores dicas para ativá-lo. Continue lendo!

Arquétipo do Ouro: significado

As barras de ouro têm significados famosos: são sinônimos de riqueza, poder e prosperidade. Além disso, elas também podem atrair conhecimento, iluminação interna, inteligência, purificação e perfeição.

O ouro também é utilizado para representar a vitória. Nas Olimpíadas, por exemplo, o atleta vencedor recebe uma medalha de ouro. Dessa forma, é entregue para o melhor em sua função.

O arquétipo do Ouro está relacionado a todas essas características e, por isso, é um dos principais arquétipos para quem deseja prosperar financeiramente e ter sucesso com o próprio negócio, por exemplo.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Além disso, consegue transmitir generosidade e compaixão, ao mesmo tempo em que também está associado a divindades e ao poder. Mas é preciso ter atenção, porque esse arquétipo também possui características negativas e consegue ativar a arrogância, a ambição desenfreada e o excesso de materialismo.

Qualidades do arquétipo do Ouro

A questão financeira é o que mais impacta pessoas que desejam ativar o arquétipo do Ouro. No entanto há várias outras energias que esse arquétipo pode atrair. Algumas delas são:

  1. Inteligência
    Quem utiliza o arquétipo do Ouro consegue desenvolver inteligência emocional e intelectual. Dessa forma, há maiores conquistas nos estudos e em vários outros patamares da vida que exigem calma e clareza, como em relacionamentos.
  2. Conhecimento
    O conhecimento é diferente da inteligência e está ligado a absolutamente todos os fatores da vida. Essa é uma virtude que, uma vez adquirida, não pode ser retirada nunca. Por isso é de grande valor.
  3. Eternidade
    O ouro é resistente e duradouro. Dessa forma, o arquétipo de ouro está ligado à eternidade. Isso não significa que quem o ativa vai viver para sempre, mas sim que desenvolve a habilidade de manter relacionamentos e conquistas por muito mais tempo.
  4. Clareza
    O ouro também é muito reluzente. Por isso possui o poder de trazer luz e mais clareza à vida de quem utiliza o seu arquétipo.
  5. Prosperidade
    Além da prosperidade financeira, o arquétipo de ouro também pode fazer você prosperar em outros aspectos da vida, como no meio social, familiar ou em relacionamentos amorosos.
Jóias de ouro empilhadas em fundo preto
Cloudy Design / Shutterstock

O lado sombrio

Apesar de todas as energias positivas, o arquétipo do Ouro também possui um lado sombrio, que deve ser analisado com muita atenção.

Muito ouro pode trazer à tona o pior de uma pessoa. Estar cercado de riqueza pode fazer com que você se torne egocêntrico e mais exigente consigo e com outros ao seu redor.

Outro ponto de atenção é com a discriminação e o preconceito com pessoas mais pobres. O ouro pode subir à cabeça e fazer com que você deixe de lado a humanidade e a empatia pelos outros.

Tornar-se bem-sucedido também pode causar um medo repentino de perder tudo o que foi conquistado. Dessa forma, uma ansiedade excessiva pode ser gerada, causando baixa autoestima e outros problemas como estresse e apatia.

Também há o medo do sucesso e do que o triunfo consegue trazer de negativo. Ter esses pensamentos na cabeça com muita frequência pode acarretar enxaquecas e monotonia.

Como ativar o arquétipo do Ouro?

Uma das melhores maneiras de ativar a maior parte dos arquétipos é visualizar suas respectivas energias. E com o arquétipo do Ouro isso não é diferente.

Visualize o ouro. Veja, pelo menos 5 minutos por dia, imagens que representem o ouro. É possível fazer isso por meio de wallpapers, quadros, esculturas e até mesmo filmes e séries que tenham essa temática.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

A decoração da sua casa ou escritório também pode ajudar. Utilize várias molduras, esculturas e objetos que sejam ou simulem ouro. Você também pode utilizar peças de roupa douradas. Outra dica é usar bijuterias ou joias douradas.

Você também precisa imaginar o ouro em sua vida. Faça planos, imagine sua vida usufruindo desse bem e enxergue si mesmo ostentando boas condições financeiras.

Está preparado para ativar esse arquétipo?

O arquétipo do Ouro traz realmente vários benefícios, como você pode perceber. Mas, antes de ativá-lo, lembre-se do lado sombra que pode surgir em sua vida.

Você também pode gostar:

Se você estiver atento às características negativas, será mais fácil controlá-las caso elas apareçam após a ativação. Além disso, é preciso ter em mente que o sucesso não vem de um dia para outro.

É preciso muita concentração e foco para ativar o arquétipo. Por isso mude seus hábitos e concentre sua mente para acelerar o processo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br