Autoconhecimento Coaching

Arquétipo do afortunado

Mãos de um homem e uma mulher segurando sacos de dinheiro
Watchara Ritjan / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem 22 arquétipos que regem a nossa vida. Um deles é o arquétipo do afortunado. Além de atrair dinheiro, essa crença ainda é capaz de trazer mais sorte e prosperidade no seu caminho, incentivando-o a adotar uma postura mais protagonista em suas decisões. Conheça mais a fundo o arquétipo do afortunado e como ativá-lo.

Você já ouviu falar do arquétipo do afortunado? Pelo nome em si, já pode imaginar que ele tenha a ver com sorte, fortuna e prosperidade. Dessa forma, não é incomum o desejo de poder ativar esse símbolo na sua vida e obter abundância, certo? Mas será que é só sobre isso mesmo. E, afinal, o que vem a ser um arquétipo?

Para começar, arquétipos são modelos associados a um personagem que representam um padrão de comportamento. Esses símbolos são usados em várias áreas, do cinema à Astrologia, passando pela psicanálise. Por exemplo, todo super-herói tem características-padrão, que nos permitem identificá-lo como tal: o chamado, a busca por justiça, a preocupação com o bem comum, e por aí vai. Isso é um arquétipo.

Mas não é só para identificar atributos em comum que o arquétipo é usado. Por se tratar de um símbolo, ele pode funcionar como um transferidor de informação, ativando nossos potenciais. No caso do afortunado, tal qual uma frequência, ele vai nos guiar numa jornada de autoconhecimento e cocriação de nossa realidade. Venha descobrir tudo sobre o tema e como ativar esse símbolo poderoso!

O significado da crença no arquétipo do afortunado

Sim, esse, que é um dos 22 arquétipos que regem a nossa vida, representa a boa sorte e a prosperidade. Ele vibra na frequência da bem-aventurança, colocando os ventos a favor de quem o tem como dominante ou aprende a ativá-lo, fazendo com que as coisas fluam positivamente para essa pessoa.

Mas não se iluda: essa sorte não se trata propriamente de mero acaso. Tem muito a ver com causa e efeito: o conjunto de ações que nos leva a um destino. Acreditar nesse arquétipo é entender que somos cocriadores de nosso futuro e que nossas decisões determinam se seremos bem-sucedidos ou malsucedidos na vida.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do AfortunadoArquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Características do arquétipo do afortunado

Entre as principais características que podemos destacar no arquétipo do afortunado, estão:

  1. Movimento: o mundo gira, precisamos ser dinâmicos e não nos estagnar. É como diz o ditado: pedra que não rola, cria limo.
  2. Sorte: como dissemos mais acima, sorte é uma equação de eventos, é estar preparado para todas as oportunidades. Ou seja: colocar-se no lugar certo e na hora certa.
  3. Transformação: as pessoas estão em constante mudança. E isso também tem a ver com movimento, já citado.
  4. Oportunidades: as chances estão aqui para serem aproveitadas. Não se deve deixá-las escapar.
  5. Impermanência: nada na vida é para sempre, a vida é cheia de ciclos. Uns precisam se encerrar para que outros possam ter início.

Outras palavras-chave ligadas a esse arquétipo são: instabilidade, ensinamentos, metas e sonhos, reflexão, desafios, renovação, agilidade, fluidez, sucesso e inevitabilidade.

Como ativar o arquétipo do afortunado

Há pessoas que têm esse arquétipo dominante na vida, porém isso não quer dizer que não dê para se valer das energias dele, caso você não seja um “sortudo”. Assim como qualquer outro, é possível, sim, ativar o arquétipo do afortunado. Veja, a seguir, algumas dicas.

Trevos de quatro folhas na natureza
Christine Glade / Shutterstock

Busque informações

Pesquise a fundo sobre tudo que diga respeito a esse arquétipo. Vale buscar por materiais associados a esse arquétipo, bem como temas similares, que podem te ajudar a entendê-lo melhor e saber quais caminhos seguir para ser bem-aventurado.
Para te ajudar nessa missão, separamos o seguinte livro:

  • “Desmistificando o Tarot – A Roda da Fortuna” (Zondra dos Anjos): este é um livro que promete te ajudar a transformar sua vida sem precisar de sorte. Aprendendo a modificar sua energia, você poderá obter sucesso em várias áreas da vida.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Faça afirmações positivas

Palavras têm poder, então use-as para atrair positividade e reforçar suas intenções. Anote e entoe algumas frases que podem te ajudar a ativar o arquétipo do afortunado. Use a teoria dos 21 dias: repita as frases por sete vezes, três vezes ao dia, por no mínimo 21 dias. Coloque fé, verdade e entonação:

  • Minha vida vibra em abundância e prosperidade.
  • Estou aberto(a) às mudanças.
  • Sei reconhecer as oportunidades.
  • Estou pronto(a) para os desafios.
  • Deixo a vida fluir e seguir seu curso.
  • Nada é permanente.
  • Deixo a energia circular.
  • Sou grato(a).
  • Faço escolhas assertivas.
  • Tenho criatividade, imaginação, inteligência e intuição.
  • Sou resiliente, perseverante e tenho força de vontade.
  • Mantenho boas relações com as pessoas ao meu redor.
  • Sou útil e produtivo(a).
  • Tenho a mente e o coração abertos.

Faça meditação

A meditação, por si só, ajuda a nos manter em um estado de tranquilidade, atenção plena e foco. Ela promove o equilíbrio geral do corpo e da mente, facilitando a ativação de processos mentais – e isso inclui os arquétipos. Veja, abaixo, duas dicas excelentes para te dar uma força:

Meditação Guiada #11 – Meditando com os Arquétipos: Afortunado (Mudança, Movimento e Cocriação Consciente)

Rádio Artétipos / Spotify

Afortunado – arquétipo excelente para apostas na loteria – Frequência 432 Hz

PLUS

Aqui vai uma dica de dois filmes que não tratam especificamente do arquétipo do afortunado, mas nos ensinam muito sobre escolhas e decisões.

  • “Os Agentes do Destino” (2011): em suma, fala da história de um político que vai contra seu destino quando se dá conta de que busca algo além. Fica a pergunta: somos capazes de controlar nosso próprio destino, ou ele é engendrado por forças maiores que nós?
  • “Roda do Destino” (2021): é um filme que versa sobre encontros e desencontros e o poder do acaso nas relações humanas. Fala de escolhas e arrependimentos.

Como a crença no arquétipo do afortunado influencia nossos pensamentos e ações

Esse arquétipo traz movimento, fazendo com que tenhamos mais agilidade e proatividade nos pensamentos e ações. Ele molda nossa mente, ajudando-nos a fazer o uso correto de nossas intenções e construir uma jornada consciente que nos direcione àquilo que desejamos.

Para isso, devemos trabalhar pensamentos, sentimentos e ações, a fim de tomar decisões que nos proporcionem mais chances para obtermos o melhor dos cenários.

Como a crença no arquétipo do afortunado ajuda a encontrar sucesso e prosperidade

Como dissemos mais acima, esse arquétipo ajuda a moldar nossos pensamentos, alinhando-os aos nossos desejos. Mas, mais do que isso, ele não deixa que as oportunidades escapem de nossas mãos.

Para isso, mexe onde precisa ser mexido, mas respeita a ordem natural das coisas quando algo é inevitável. Ele coloca as circunstâncias a nosso favor, mas entende que também há reveses. Por isso, usa a sua visão de longo prazo para nos ajudar a nos anteciparmos.

Além do mais, ele nos provê uma personalidade proativa, destemida, fluida e aberta a mudanças e novos ciclos. Além disso traz discernimento, preparo, iniciativa, capacidade de transformação e habilidade para resolver problemas. Tudo para que possamos estar prontos para abraçar as chances e obter uma vida mais próspera e feliz.

Silhueta de um homem no topo de uma montanha comemorando
Fit Ztudio / Shutterstock

Lado luz do arquétipo do afortunado

Como todo arquétipo, esse também tem um lado luminoso, permitindo que você desenvolva as seguintes potencialidades: sorte, bem-aventurança, fluidez, inteligência, sagacidade, visão ampla, dinamismo, sensibilidade e expressividade.

Também provê noção da impermanência das coisas, habilidade para cocriar a própria realidade e facilidade para se moldar às circunstâncias, abraçando as mudanças sem resistência.

Lado sombra do arquétipo do afortunado

E, como tudo tem seu lado negativo, aqui o aspecto desarmônico desse arquétipo pode te trazer: inflexibilidade, comodismo, estagnação, apego, inércia, marasmo, instabilidade, egoísmo, cobiça, resignação.

Além disso, pode trazer insatisfação (foco no que não tem, em vez de praticar gratidão pelo que já tem), grande resistência às mudanças naturais da vida, ansiedade e frequentes oscilações de humor.

Você também pode gostar:

O arquétipo do afortunado vem para nos mostrar que o sucesso e o fracasso estão intimamente ligados com as decisões que tomamos e a forma como lidamos com os eventos. Ele traz movimento e a consciência de que precisamos deixar a vida fluir, aceitar as mudanças e desapegar do que não nos serve mais. Mas, ao mesmo tempo, pede um equilíbrio nesse processo, permitindo que saibamos quando é hora de deixar acontecer e quando é hora de tomar as rédeas da própria vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br