Autoconhecimento Psicologia

Arquétipo do Flamingo: aprendendo sobre equilíbrio e relacionamentos

Você já ouviu falar do Arquétipo do Flamingo? Além de serem pássaros lindos e que transmitem paz com sua aparência rosada, os flamingos são sociáveis, fiéis, apegados e não gostam de ficar sozinhos.

Se você tem curiosidade de saber o significado do arquétipo do flamingo e conhecer mais detalhes sobre os lados luz e sombra, continue acompanhando este artigo até o final.

O que são arquétipos?

Em algum momento, você já deve ter escutado a expressão “arquétipo de…” acompanhado do nome de algum animal ou personagem. Esse é o termo utilizado pela Psicologia Analítica para definir algum modelo ou padrão repetido de comportamento. É também uma das chaves que essa ciência humana utiliza para mapear fortes pontos na personalidade de um indivíduo.

A Mãe, o Sábio e o Herói são exemplos de arquétipos para definir comportamentos já instalados no imaginário coletivo, e consequentemente mais fáceis de reconhecer em alguém.

Esse conceito foi desenvolvido pelo psiquiatra suíço Carl Jung, que dizia que os arquétipos são um tipo de herança psicológica, sendo um resultado de um conjunto de experiências vividas pelas gerações do passado.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Para além do campo da Psicologia, há também um tipo comum de arquétipos chamados animais de poder. São eles que têm a relação mais próxima com o xamanismo, quando se trata da conexão com a energia desses animais.

Apesar dessa relação com a religião, pessoas de qualquer filosofia são capazes de se conectar com esses arquétipos, tudo depende de qual objetivo você deseja alcançar com eles.

Por exemplo, se você está em busca de ativar a energia da inteligência e da sabedoria, pode se conectar com o Arquétipo da Coruja; se deseja renascer, renovar-se por dentro e dar a volta por cima, busque pelo Arquétipo do Morcego; se almeja a energia do amor e do relacionamento, conecte-se ao Arquétipo do Flamingo.

Características do Arquétipo do Flamingo

Você já reparou que, em imagens de um casal de flamingos, um de frente para o outro, forma um coração? É por essas e outras que o Arquétipo do Flamingo é famoso por sua conectividade com o amor.

Normalmente esse arquétipo é simbolizado por esse casal de flamingos que representam relacionamento, fidelidade e amor verdadeiro. Ou seja, é um arquétipo ativado por aqueles que anseiam por essa energia.

Flamingos são animais muito amorosos, monogâmicos e apegados a seus pares. Sua beleza complementa essas características como um chamariz, um atrativo para a atenção e elegância.

É por isso que, além do amor verdadeiro, as pessoas também buscam a autoestima e a atração por meio do Arquétipo do Flamingo, já que sua energia atrai olhares e admiração.

O arquétipo também é útil para pessoas que já têm um relacionamento, mas desejam que ele se torne ainda mais saudável e duradouro, afastando eventuais crimes e desarmonia no amor.

O Arquétipo do Flamingo também está fortemente ligado à sexualidade, sensualidade e elegância, ajudando pessoas solteiras a se destacarem e atraírem sua desejada companhia.

Lado luz do Arquétipo do Flamingo

Todo arquétipo apresenta lado luz e lado sombra, ou seja, o aspecto positivo e o negativo. No lado luz, destacam-se as características:

  • União
  • Relacionamento e fidelidade
  • Amor verdadeiro
  • Sociabilidade
  • Amizades verdadeiras
  • Equilíbrio
  • Beleza e elegância
  • Boa saúde

Lado sombra do Arquétipo do Flamingo

No lado negativo do arquétipo, encontram-se essas principais características:

  • Preguiça
  • Excesso de apego
  • Perfeccionismo exacerbado
  • Egocentrismo e vaidade
Flamingo sozinho em meio a algumas folhas na natureza
Alexas_Fotos / Pixabay

Como ativar o Arquétipo do Flamingo

Ativar arquétipos – sejam eles de qualquer natureza – é um processo que demanda muito do seu corpo e da sua mente presente. Comece estudando sobre o assunto, acumulando referências e informações sobre a energia que está almejando trazer para você.

Aproveite esse momento de leitura para refletir sobre os lados luz e sombra do arquétipo, aprendendo a filtrar as energias entre essas duas classificações.

Afirmações diárias

Cada arquétipo carrega características únicas. Agora que você já sabe o que deseja e quais dessas características melhor se encaixam em seus objetivos, escreva para si mesmo afirmações para repetir como mantra. Essas afirmações devem destacar os aspectos do arquétipo que você deseja ativar.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Você pode, como exemplo, repetir as frases e afirmações diárias para ativar o Arquétipo do Flamingo:

“Eu sou a energia vital do Arquétipo do Flamingo.”
“Eu posso atrair o amor verdadeiro que tanto busco.”
“Eu sou capaz de construir um relacionamento saudável.”
“Eu tenho a alma e o coração dignos de dar e receber amor.”

Recomenda-se fazer sete repetições seguidas de cada afirmação, 3 vezes ao dia, durante 21 dias. Também é interessante que essas afirmações sejam feitas em pé, olhando para frente, com a posição que transmite poder sobre si.

Imagens e símbolos

Sempre que possível, rodeie-se de símbolos que remetam à energia do flamingo. Imagens são capazes de provocar e estimular nossas energias; dessa forma, é importante que você esteja imerso e permita que o arquétipo atue em você por meio desses recursos visuais.

Meditações

Quando o assunto é ativação e renovação de energias, não há aliada melhor que a meditação. Você pode buscar meditações guiadas especiais para ativar o Arquétipo do Flamingo e repetir essa mesma meditação todas as noites, durante 21 dias.

O arquétipo é você no comando

Os arquétipos são ferramentas que te ajudam a entender os seus próximos caminhos e quais energias devem atuar em seu corpo. Só querer nunca é o suficiente, é preciso se colocar em posição de comando da sua própria vida e se dispor a alterar a sua trajetória com a potente força desse querer.

Você também pode gostar:

Agora que você conhece melhor o Arquétipo do Flamingo, suas energias e como ativá-lo, não deixe de persistir nesse processo até que você sinta o arquétipo agir em sua vida. A conexão consigo mesmo, nessa jornada, será a sua melhor amiga.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br