Cristaloterapia Energia em Equilíbrio Zen

Pedra Ônix — Tudo sobre este poderoso cristal

Foto de várias pedras ônix.
Foto por: Olga Yastremska no 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Usada há mais de mil anos como enfeite e como amuleto protetor contra as energias negativas, a pedra ônix tem muitos benefícios para quem a carrega! Além de trazer segurança e transmitir confiança, esse poderoso cristal é um importante aliado para afastar maus agouros de ambientes e de nós mesmos. Seu uso, no entanto, exige cuidados redobrados. Saiba mais abaixo!

A história da pedra ônix

Da Ásia às Américas, o ônix é encontrado em diversas regiões do mundo. Seu uso – seja como adorno de utensílios domésticos, seja como pedra terapêutica – remonta à Segunda Dinastia no Egito, na qual era utilizado para fazer tigelas e itens de cerâmica. Além disso, existem ainda registros de sua utilização na Grécia antiga, na Índia e na Pérsia.

A origem etimológica do vocábulo “ônix” vem do grego e do latim, remetendo à “garra” ou “unha”. Segundo a mitologia greco-romana, Cupido (Eros, para os gregos) teria cortado as unhas de Vênus (Afrodite). Estas, por sua vez, foram espalhadas pela Terra, transformando-se em seguida na pedra ônix, que carregaria a energia da Deusa do Amor.

Variedade semipreciosa do quartzo calcedônia, a pedra ônix é comumente encontrada na cor preta com pequenas listras ou manchas brancas. No entanto, existem variações desse mineral, entre os quais o ônix carneliana, que apresenta listras brancas e vermelhas em sua composição, e o ônix verde.

Para que ela serve?

A pedra ônix é considerada um amuleto de proteção. Segundo a crença, o uso desse cristal amplia nossa força mental e afasta os pensamentos negativos. Além disso, ele purifica nosso campo de energia pessoal, sendo um ótimo aliado contra ataques espirituais.

Imagem de uma linda pulseira feita de pedra onix.
Foto por: Suwat Sirivutcharungchit no 123RF

Essa pedra atrai as energias dissonantes e desequilibradas, absorvendo-as e desintegrando-as em seu interior. Vibrações negativas como o mau-olhado e a inveja são atraídas pelo magnetismo da pedra ônix, sendo dissolvidas por ela.

Entre suas propriedades terapêuticas, pode-se ainda destacar o aumento da estabilidade emocional graças à sua capacidade de balancear as energias yin e yang em nosso organismo. Ao auxiliar no controle de nossas emoções, esse quartzo preto nos ajuda a evitar a impulsividade e a desarmonia, afastando-nos de brigas e conflitos.

Como usar a pedra ônix?

O ônix pode ser adotado tanto para uso pessoal quanto para energização do ambiente. Em ambos os casos, esse cristal auxilia na limpeza das impurezas energéticas, atraindo e dissolvendo todas as vibrações desarmônicas e negativas.

Caso deseje usá-la em um ambiente, dê preferência a uma pedra de porte médio ou grande. Assim, além de funcionar como um belo item de decoração, a pedra ônix trabalhará de forma mais eficiente ao limpar o espaço e impedir o acúmulo de impurezas astrais em seu lar ou em seu local de trabalho.

Imagem de um lindo bracelete feito de pedras onix.
Foto por: Vitalii Tiahunov no 123RF

Por outro lado, caso você deseje uma pedra ônix para uso pessoal no dia a dia, é necessário usá-la preferencialmente ao lado esquerdo do corpo. Você pode utilizá-la ainda próxima ao pescoço, em um colar, ou então dormir com ela ao lado de sua cama. No caso da meditação, prefira segurá-la na mão. Dessa forma, ela será mais eficaz em sua filtragem de vibrações negativas.

Como limpar a pedra ônix?

Não é nada fácil absorver tantas energias ruins no dia a dia! Por causa desse baita trabalho, a pedra ônix necessita de cuidado redobrado para se desfazer das vibrações desarmônicas acumuladas em seu interior. Recomenda-se limpá-la quinzenalmente, no entanto, caso você perceba que a pedra trabalhou mais do que o normal, faça a limpeza assim que tiver tempo!

Existem alguns processos de limpeza da pedra ônix. Entre eles, aconselha-se deixar o mineral na chuva. Se os dias chuvosos já tiverem passado ou estiverem longe de chegar, você pode lavá-la com água corrente e sal grosso ou marinho.

Você também pode gostar

Feito isso, para reativar a potência energética da pedra, recomenda-se colocá-la em contato com a terra – pode até ser em um vaso de alguma plantinha em sua casa! O importante é que ela esteja próxima desse elemento, de forma a absorver as propriedades benéficas da natureza.

Outro meio de recarregar as energias da pedra ônix é deixá-la à luz do sol por aproximadamente uma hora. Você pode também mantê-la sob um banho de lua por cerca de quatro horas.

Com esses cuidados, sua pedra ônix estará recarregada, equilibrada e pronta para ser usada!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]