Cristaloterapia Energia em Equilíbrio

Pedra Ônix: significado, como usar e como energizar

Diversas pedras ônix em uma superfície de areia
KristofferVaikla / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Usada há mais de mil anos como enfeite e como amuleto protetor contra as energias negativas, a pedra ônix tem muitos benefícios para quem a carrega! Além de trazer segurança e transmitir confiança, esse poderoso cristal é um importante aliado para afastar maus agouros de ambientes e de nós mesmos. Seu uso, no entanto, exige cuidados redobrados. Saiba mais abaixo!

A história da pedra ônix

Da Ásia às Américas, o ônix é encontrado em diversas regiões do mundo. Seu uso – seja como adorno de utensílios domésticos, seja como pedra terapêutica – remonta à Segunda Dinastia no Egito, na qual era utilizado para fazer tigelas e itens de cerâmica. Além disso, existem ainda registros de sua utilização na Grécia antiga, na Índia e na Pérsia.

A origem etimológica do vocábulo “ônix” vem do grego e do latim, remetendo à “garra” ou “unha”. Segundo a mitologia greco-romana, Cupido (Eros, para os gregos) teria cortado as unhas de Vênus (Afrodite). Estas, por sua vez, foram espalhadas pela Terra, transformando-se em seguida na pedra ônix, que carregaria a energia da Deusa do Amor.

Variedade semipreciosa do quartzo calcedônia, a pedra ônix é comumente encontrada na cor preta com pequenas listras ou manchas brancas. No entanto, existem variações desse mineral, entre os quais o ônix carneliana, que apresenta listras brancas e vermelhas em sua composição, e o ônix verde.

Significado da pedra ônix

A palavra “ônix” vem do latim e do grego, significando “garra” ou “unha”. Isso se deve ao fato de que há uma variedade de ônix que tem faixas que lembram unhas.

Para que serve a pedra ônix?

A pedra ônix é considerada um amuleto de proteção. Segundo a crença, o uso desse cristal amplia nossa força mental e afasta os pensamentos negativos. Além disso, ele purifica nosso campo de energia pessoal, sendo um ótimo aliado contra ataques espirituais.

Essa pedra atrai as energias dissonantes e desequilibradas, absorvendo-as e desintegrando-as em seu interior. Vibrações negativas como o mau-olhado e a inveja são atraídas pelo magnetismo da pedra ônix, sendo dissolvidas por ela.

Entre suas propriedades terapêuticas, pode-se ainda destacar o aumento da estabilidade emocional graças à sua capacidade de balancear as energias yin e yang em nosso organismo. Ao auxiliar no controle de nossas emoções, esse quartzo preto nos ajuda a evitar a impulsividade e a desarmonia, afastando-nos de brigas e conflitos.

Simbologia da pedra ônix

Para além do significado etimológico, a origem do nome dessa pedra também é associada a diversas outras simbologias que veremos a seguir.

Ônix no folclore e na Astrologia

Segundo a mitologia romana, o nome desse quartzo preto se deve à crença de que o deus Cupido cortou as unhas da deusa Vênus e as espalhou pela Terra. As lascas dessas unhas acabaram se transformando na ônix, que evoca a energia da deusa romana e tem a função de amuleto de proteção para assuntos amorosos.

Pedra ônix em cima de uma superfície escura
Vvoevale / Canva

Outras civilizações também acreditavam nos poderes dessa pedra. Em algumas crenças antigas, a ônix apresentava propriedades medicinais e terapêuticas. Além disso, era uma pedra muito usada pelos indianos para bruxaria, especialmente para a proteção contra o mau-olhado.

Para a Astrologia, é o cristal que simboliza força e autocontrole, trazendo clareza e a capacidade de transmutar as energias, tornando-as positivas.

Curiosidades sobre a pedra ônix

Por suas propriedades de proteção, transmutação e capacidade de transformar a escuridão em luz, a ônix é uma pedra que pode ser associada a vários signos, trazendo para cada um deles a proteção e o efeito devidos, além também de representar algumas profissões, tendo em vista os seus benefícios e as suas características.

A ônix também representa as bodas de 12 anos de união, também chamadas de bodas de seda.

Ônix e as profissões

Sendo uma pedra usada como amuleto de proteção, não é raro que a ônix represente profissões como detetive, investigador e policial. Também é uma pedra associada à profissão de radiologista.

Ônix e os signos

Esse cristal está associado aos signos de Câncer, Libra, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Sua força e sua resistência ajudam esses nativos, em especial os capricornianos, a superarem as adversidades. Funciona como um escudo, protegendo e proporcionando perseverança, serenidade e resiliência.

Onde comprar a pedra ônix?

Se você gostou de todos os benefícios que essa pedra pode proporcionar, você pode adquiri-la em nossa loja virtual. Escolha o formato desejado a seguir:

Como usar a pedra ônix?

Imagem de um lindo bracelete feito de pedras onix.
Vitalii Tiahunov / 123RF

O ônix pode ser adotado tanto para uso pessoal quanto para energização do ambiente. Em ambos os casos, esse cristal auxilia na limpeza das impurezas energéticas, atraindo e dissolvendo todas as vibrações desarmônicas e negativas.

Caso deseje usá-la em um ambiente, dê preferência a uma pedra de porte médio ou grande. Assim, além de funcionar como um belo item de decoração, a pedra ônix trabalhará de forma mais eficiente ao limpar o espaço e impedir o acúmulo de impurezas astrais em seu lar ou em seu local de trabalho.

Por outro lado, caso você deseje uma pedra ônix para uso pessoal no dia a dia, é necessário usá-la preferencialmente ao lado esquerdo do corpo. Você pode utilizá-la ainda próxima ao pescoço, em um colar, ou então dormir com ela ao lado de sua cama. No caso da meditação, prefira segurá-la na mão. Dessa forma, ela será mais eficaz em sua filtragem de vibrações negativas.

Como limpar a pedra ônix?

Não é nada fácil absorver tantas energias ruins no dia a dia! Por causa desse baita trabalho, a pedra ônix necessita de cuidado redobrado para se desfazer das vibrações desarmônicas acumuladas em seu interior. Recomenda-se limpá-la quinzenalmente, no entanto, caso você perceba que a pedra trabalhou mais do que o normal, faça a limpeza assim que tiver tempo!

Existem alguns processos de limpeza da pedra ônix. Entre eles, aconselha-se deixar o mineral na chuva. Se os dias chuvosos já tiverem passado ou estiverem longe de chegar, você pode lavá-la com água corrente e sal grosso ou marinho.

Você também pode gostar:

Feito isso, para reativar a potência energética da pedra, recomenda-se colocá-la em contato com a terra – pode até ser em um vaso de alguma plantinha em sua casa! O importante é que ela esteja próxima desse elemento, de forma a absorver as propriedades benéficas da natureza.

Outro meio de recarregar as energias da pedra ônix é deixá-la à luz do sol por aproximadamente uma hora. Você pode também mantê-la sob um banho de lua por cerca de quatro horas.

Com esses cuidados, sua pedra ônix estará recarregada, equilibrada e pronta para ser usada!

Precauções sobre a pedra ônix

Pedras ônix em uma superfície escura
KristofferVaikla / Getty Images / Canva

Por absorver uma quantidade absurda de energias negativas, a ônix precisa de limpeza constante – em média, a cada duas semanas. É uma pedra muito demandada na proteção contra vibrações muito pesadas, o que acaba fazendo com que ela sofra grandes desgastes energéticos.

Para limpar a pedra, é necessário deixá-la na chuva, lavar em água corrente ou com água e sal grosso. A reenergização consiste em colocar a pedra sobre um local com terra, para que ela possa captar novamente as energias da natureza.

É uma pedra que ajuda a resgatar memórias físicas, auxiliando a curar traumas e mágoas que ainda são ativas no nosso presente. Mas se a pessoa não estiver preparada para lidar com suas dores, pode ser que esse resgate de memórias abra ainda mais as feridas, aumentando os traumas, em vez de curá-los.

É inegável o poder que os cristais exercem em nossas vidas, cada um com suas propriedades. A pedra ônix, sem sombra de dúvida, é uma das mais poderosas quando o assunto é blindar nossa aura e nos deixar longe de todas as energias negativas que vêm do plano espiritual. E ela não só protege as pessoas como também ajuda a harmonizar o ambiente, especialmente para meditação, pois limpa as energias e viabiliza a concentração. Faça o melhor uso de tudo aquilo que os cristais podem proporcionar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br