Espiritualidade

Esmeralda: a pedra preciosa que fascina a humanidade

Imagem da pedra Esmeralda
murboy de Getty Images Signature/ Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sua cor esverdeada já encantou desde Cleópatra a Elizabeth Taylor. Seu simbolismo se relaciona com o amor e com poderes curativos. Essa é a esmeralda, uma pedra preciosa que vai muito além dos adornos. Conheça tudo sobre a preciosa gema, a seguir.

Ao longo dos tempos, a esmeralda tem sido apreciada e usada por várias figuras ilustres. Também foi associada a monumentos e histórias interessantes. Quem nunca ouviu falar da paixão de Cleópatra e da atriz Elizabeth Taylor por essa gema verde translúcida?

Sinônimo de poder e singularidade, a esmeralda fascina a humanidade por sua beleza e toda a aura mística que existe em torno de si. Ela é tão especial que é o minério mais raro no famoso jogo eletrônico Minecraft. Sem falar na história da lendária esmeralda dos incas, sobre a qual comentaremos mais adiante.

Considerada uma das mais belas pedras naturais, já foi tema de filme e orna joias reais e monumentos — como a tiara da Rainha Mary ou o Templo do Buda de Esmeralda (o mais sagrado centro religioso da Tailândia).

No entanto, a esmeralda não é apenas joia. Ela também é usada em decoração, na indústria de relógios (graças à resistência) e em instrumentos científicos. Além disso, promove benefícios físicos, emocionais e espirituais. Se você precisa aliviar o estresse e curar traumas do passado, por exemplo, conte com ela.

E é esse o tema do nosso artigo. Continue a leitura e descubra tudo sobre essa pedra mais do que preciosa!

O que é a pedra de esmeralda?

A esmeralda é a variedade mais nobre da família dos berilos, que inclui outras gemas, como a água-marinha, o heliodoro e a morganita. Sua composição química é basicamente silicato de berílio e alumínio.

Sua cor varia do verde-claro ao verde-escuro — graças à presença do vanádio e ao excesso de cromo em sua estrutura cristalina —, podendo apresentar inclusões naturais que, além de serem muito valorizadas entre apreciadores, ajudam a identificar a gema e indicar sua procedência.

Essas inclusões podem incluir gases, líquidos, outros minerais ou mesmo falhas. Entre os minerais, um dos mais comuns é o rutilo, que surge em formas de agulhas douradas muito finas, provocando um efeito óptico impressionante.

Outra característica importante é a dureza, ou seja, a resistência à abrasão ou ao risco. Essa propriedade é medida pela escala de Mohs, que vai até 10. A dureza da esmeralda fica entre 7 e 7,5, o que significa que ela é bem resistente.

Já a sua clivagem é considerada imperfeita ou pobre. Clivagem é uma propriedade ligada à estrutura cristalina interna de um mineral. Se ele é quebrado e se separa em partes lisas, dizemos que tem uma clivagem perfeita. A esmeralda, por ter um plano de fraqueza menos definido, vai se partir de forma irregular.

Fascinante, não é? Então, prepare-se para se surpreender ainda mais, com um pouco de história sobre a esmeralda.

Esmeralda na história

Imagem de pedras de esmeralda em um fundo preto
Aeya de Getty Images/ Canva

A esmeralda tem uma longa história de fascínio em diferentes culturas ao redor do globo. Desde a Antiguidade, simboliza poder, beleza e status. Na mitologia romana, era associada a Vênus (a deusa do amor e da beleza) e considerada capaz de promover o amor e a fertilidade.

Já na Grécia Antiga, acredita-se que a gema era dedicada a Hermes, o mensageiro dos deuses, carregando em si a sabedoria divina. Os gregos achavam que a esmeralda protegia contra feitiços e propiciava visões proféticas.

E as lendas não param por aí. Como já mencionamos, a esmeralda dos incas é uma delas. A civilização inca era uma das mais importantes e avançadas do mundo em sua época, e já usava a pedra em joias ou ritos. Reza a lenda que os incas tinham um exemplar do tamanho de um ovo de avestruz, que acreditavam ser a encarnação de Umina, a deusa do amor.

E, por falar em amor, a esmeralda representa as bodas de 40 anos de casamento. E essa pedra é tão ligada à união que, segundo uma outra lenda, se um dos parceiros for infiel na relação, ela simplesmente perde a cor.

Verdade ou não, fato é que a esmeralda tem muita história pra contar, inclusive para muito além de suas propriedades físico-químicas. Veja, a seguir, tudo o que essa preciosidade pode oferecer, em termos de benefícios místicos e espirituais.

Significado da esmeralda

Você já aprendeu sobre as características físicas da esmeralda, certo? Aqui vamos ao escopo do artigo: as propriedades espirituais dessa pedra preciosa. Para além dos usos convencionais, ela pode ser usada em terapias alternativas e energéticas.

Acredita-se que ela tenha propriedades curativas e seja capaz de auxiliar na harmonização emocional, na clareza mental e no bem-estar geral, abrangendo corpo, mente e espírito.

Na espiritualidade, ela é considerada uma pedra de cura e equilíbrio, além de amor e compaixão. Está associada ao chacra cardíaco, responsável por nossa capacidade de amar e ser amado.

Muitos creem que a esmeralda tenha propriedades de purificação e proteção espiritual, sendo capaz de ajudar a abrir os canais de comunicação com o divino e facilitar a conexão espiritual e o despertar da consciência.

Além disso, é considerada uma pedra que promove o crescimento espiritual e está relacionada à sabedoria e ao conhecimento, incentivando a busca pela verdade e pela autoconexão.

Benefícios do uso da esmeralda

Por todas essas propriedades, a esmeralda traz uma série de benefícios, sendo usada tanto como joia quanto em práticas espirituais. Veja alguns deles, a seguir.

Benefícios físicos:

  • Estimula e fortalece o sistema imune, promovendo a saúde geral.
  • É tida como uma auxiliar na saúde cardíaca e do sistema circulatório, promovendo a vitalidade e a regeneração celular.
  • Auxilia no alívio de dores e desconfortos físicos, especialmente referentes ao sistema nervoso.
  • Estimula o sistema respiratório, ajudando na desobstrução das vias respiratórias.

Benefícios emocionais e espirituais:

  • Fortalece a conexão com a compaixão e o amor, abrindo o coração para relações harmônicas e amorosas.
  • Promove a cura emocional, ajudando na liberação de traumas do passado.
  • Estimula a intuição e a sabedoria espiritual.
  • Promove o equilíbrio energético, alinhando e harmonizando os chacras.
  • Reforça as defesas energéticas, ajudando na defesa contra ataques físicos ou espirituais.

Além disso, esse magnífico cristal ainda ajuda a: aumentar a criatividade; cultivar relacionamentos saudáveis; desenvolver e controlar as finanças, atraindo prosperidade; melhorar a comunicação; encontrar amigos confiáveis; e por aí vai.

Lembrando que a esmeralda não substitui os tratamentos médicos convencionais. Então, em caso de doença (ou de suspeita), procure um profissional da saúde!

Como usar?

Imagem de mãos femininas usando anéis de esmeralda, um no dedo anelar e outro no indicador
João Rabelo de Pexels/ Canva

Se você quer usufruir os benefícios da esmeralda, há várias formas de uso. Veja abaixo.

Acessório: além de ser um lindo adorno, o uso da esmeralda em uma joia ou acessório pode proteger você contra energias negativas, além de fortalecer a energia vital. Pode ser também um pequeno cristal, carregado no bolso ou na bolsa.

Ambiente: você pode aproveitar a vitalidade da pedra usando-a para decorar e proteger seu ambiente. Uma dica é colocá-la sobre sua mesa de trabalho ou estudo.

Meditação: segurar a pedra ou colocá-la sobre o corpo durante a meditação pode ajudar a intensificar e direcionar a energia durante a prática. Por exemplo, no chacra do coração, ela promove a conexão com o amor e a compaixão.

Afirmação: segurando a pedra, você pode fazer uma afirmação, com o intuito de fortalecer as energias: “Com a ajuda desta pedra, vou encontrar a cura e o amor, e todas as bênçãos fluirão livremente”.

Pêndulo: segure um pêndulo de esmeralda pela extremidade da corrente, deixando-o oscilar suavemente sobre o corpo ou um objeto específico, a fim de equilibrar e limpar as energias.

Não há uma regra de uso. Você pode utilizar a esmeralda conforme sua intuição.

Como cuidar, limpar e energizar a esmeralda

Para garantir que sua esmeralda permaneça bonita e energizada, você precisa cuidar bem dela. Veja como fazer a limpeza e a energização de sua pedra.

Cuidados gerais: evite expor sua pedra a produtos químicos ou abrasivos, ao calor extremo ou a impactos bruscos. Guarde-a separada das demais joias, em especial as mais duras que ela, pois elas podem arranhar a esmeralda.

Limpeza suave: lave sua esmeralda com água morna e sabão neutro. Evite produtos químicos agressivos ou agentes de limpeza abrasivos. Pode remover sujeiras e acúmulos com uma escova de cerdas macias. Enxágue bem e seque com um pano macio.

Você também pode limpar a pedra espiritualmente. Para isso, há várias opções: deixar a pedra por 12 horas sobre uma selenita branca maior que ela; defumar com a fumaça ou o incenso de sálvia; deixar a pedra em contato com a terra (diretamente no solo ou num vaso de plantas); enterrá-la num recipiente com arroz ou sal durante a noite inteira.

Energização: a esmeralda pode ser recarregada de forma natural, pela luz solar indireta. Coloque a pedra onde ela possa receber luz solar suave por algumas horas. Pode colocá-la sob o luar também (por, pelo menos, quatro horas). Também é possível energizar a pedra colocando-a sobre um cristal de quartzo transparente ou uma ametista durante a noite.

Onde encontrar esmeralda

Imagem de diversos acessórios de esmeralda
niuniu de Getty Images Signature/ Canva

Há várias jazidas de esmeralda ao redor do mundo. Algumas das mais valiosas estão na Colômbia. Também podemos encontrar minas em outros países, como Zâmbia, Zimbábue e EUA.

E o Brasil também é uma relevante fonte de esmeraldas! Bahia, Goiás e Minas Gerais produzem pedras que não perdem em nada para as colombianas. Aliás, aqui já foram encontradas pedras gigantes, com quase 400 kg — uma delas avaliada na casa do bilhão de reais. Aliás, em termos de diversidade, o Brasil ganha.

Assim, você não precisa viajar a nenhum desses países nem se aventurar em uma mina de esmeraldas para conseguir uma pedra para chamar de sua. Existem vários estabelecimentos famosos e confiáveis, onde você pode adquirir um exemplar.

Se você pretende comprar alguma joia, lojas como H.Stern, Vivara e Monte Carlo oferecem modelos para todos os gostos: anel, colar, brinco, bracelete etc. Mas é bom preparar o bolso, pois são itens de luxo, que encantam por sua sofisticação e exclusividade. Então, esqueça o termo “barato”.

Agora, se você busca joias mais acessíveis, mas que não deixam nada a desejar, tanto na qualidade quanto na beleza e na proteção, a loja da WeMystic traz modelos para diferentes necessidades: pingente, pêndulo ou pedra rolada (ideal para trazer equilíbrio físico, mental e emocional aos ambientes).

Seja qual for o seu objetivo, sempre se certifique da procedência das gemas e a reputação das lojas (sejam online ou físicas), para adquirir uma pedra de qualidade. Como os cristais emitem energias, é preciso que eles sejam originais, para que as energias certas sejam conduzidas.

Apesar de ter uma beleza que fascina e hipnotiza, valorizando joias e artefatos, a esmeralda é muito mais do que um ornamento. Ela carrega uma história riquíssima e muito interessante, que nos leva a uma viagem através dos séculos. É uma obra-prima da natureza e, exatamente por essa razão, ela nos coloca em contato com a nossa essência.

Você também pode gostar

Não é à toa que sua carga ancestral traz energias capazes de revigorar corpo, mente e espírito. Você já sabia desse poder místico da esmeralda? Conte para nós o que achou do tema e aproveite para conhecer também sobre outras pedras com histórias igualmente preciosas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br