Plant-Based Plantas Medicinais

Calêndula: conheça seus efeitos antissépticos e cicatrizantes

Bela e poderosa: é assim que podemos descrever a calêndula, uma flor conhecida não só pelas suas lindas e vibrantes pétalas amarelas e/ou laranjas, mas também pelas suas propriedades medicinais.

Seu nome, que significa “o primeiro dia do mês”, faz referência ao sol, responsável pelo seu florescer e, também, ao final do dia, pelo seu fechamento.

Podendo ser chamada de “bem-me-quer/mal-me-quer”, maravilha, verrucária e margarida dourada, essa erva é originária da África Central e é bastante utilizada pelos egípcios, gregos, hindus e árabes. Ela chegou ao Brasil no século XVIII e, desde então, se tornou altamente disseminada no país.

Isso ocorre porque ela é conhecida por suas propriedades adstringentes, antifúngicas, anti-inflamatórias, antissépticas, antiespasmódicas, diaforéticas, cicatrizantes e sedativas, podendo ser encontrada e utilizada de diferentes formas: desde chás até cosméticos e tinturas.

Ou seja, essa planta medicinal atua no tratamento e na prevenção de diferentes condições, desde as físicas até as mentais e espirituais, o que explica a sua popularidade.

E, neste conteúdo, você poderá aproveitar um guia completo sobre a calêndula que, além de contemplar seus principais benefícios, ainda vai mostrar mais sobre seus tipos, suas receitas, indicações e contraindicações, formas de usar e muito mais. Aproveite!

Benefícios da calêndula

Os efeitos medicinais da calêndula não são novidades para a sociedade. Porém, conforme o tempo passa, é possível explorar mais de suas propriedades e, assim, incorporá-la, de forma cada vez mais eficiente, no tratamento de diversas condições. Atualmente, podemos listar em cinco os principais benefícios dessa planta medicinal. Veja:

  1. Cicatrização e saúde da pele: a calêndula é uma grande aliada da saúde da pele. Isso ocorre porque, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes, ela evita a dor e o inchaço em caso de cortes e queimaduras, promovendo uma cicatrização mais rápida. Além disso, estimula a formação de colágeno, o que retarda o envelhecimento e, de forma geral, contribui para a saúde e a aparência da pele, eliminando acnes e outras condições dermatológicas.
  1. Protege o fígado e o coração: por ser capaz de controlar os níveis de colesterol e açúcares no organismo, além de proteger as células de certos órgãos, a calêndula também se torna uma grande aliada do fígado e do coração, evitando uma série de doenças.
  1. Promove a saúde do cabelo: diminuir o frizz, promover a hidratação, proteger o couro cabeludo… Esses são só alguns dos benefícios da calêndula para a saúde capilar. Ela ainda pode ser utilizada como descolorante natural.
  1. Fortalece a imunidade: rica em antioxidantes como alcaloides, carotenoides e flavonoides, a calêndula possui o poder de fortalecer o sistema imunológico das pessoas, tornando-as mais resistentes a diferentes tipos de doenças e promovendo maior bem-estar de forma geral.
  1. Melhora a saúde mental: o efeito calmante da calêndula ainda ajuda a melhorar a saúde mental das pessoas. Isso ocorre porque ela auxilia a eliminar sentimentos de ansiedade e estresse, promovendo maior tranquilidade até mesmo em períodos naturalmente mais caóticos, como a TPM.

Tipos de calêndula

Na natureza, é possível encontrar diversos tipos de calêndula. Isso acontece porque essa é uma flor bastante diversificada. Confira três categorias bastante populares e suas particularidades:

  1. Calendula officinalis: com flores semi-duplas em tons muito agradáveis e suaves de amarelo e laranja, esse tipo de calêndula atrai abelhas e borboletas e é típica de locais mais quentes, sumindo em períodos mais frios e úmidos. Ela é bastante usada com objetivos culinários e medicinais.
  1. Calendula officinalis Bon Bon Mix: plantada geralmente em vasos, esse tipo de calêndula é chamada de anã por seu tamanho menor. Ela se adequa melhor em locais com temperaturas menores. Comestível, é bastante utilizada em receitas de doces e até mesmo em saladas.
  1. Caltha palustris: também conhecida como calêndula do pântano, esse tipo de flor é caracterizada por suas folhas brilhantes em formato de coração, crescendo em solos mais ácidos e úmidos. Bastante utilizada como erva, não deve ser comida cru.

Como consumir a calêndula?

As flores secas da calêndula são ingredientes indispensáveis para realizar o uso seguro e eficiente dessa planta medicinal. Com elas, é possível preparar chás, banhos e infusões que, em sua maioria, são utilizados principalmente para tratar problemas de pele.

Nesse cenário, é comum adicionar a calêndula em óleos essenciais, cremes e loções, potencializando as suas ações cicatrizantes e hidratantes tanto na pele quanto no couro cabeludo. Gargarejos e cataplasmas também são formas de consumo comuns e eficientes.

Por fim, ainda é possível adicionar essa flor em receitas culinárias. Nesses casos, ela é usada para dar sabor e cor ao arroz, às sopas, aos molhos e às saladas, além de aos doces.

Receitas com calêndula

Conferiu as principais formas de consumir a calêndula e agora quer ver receitas que ajudem você a colocar todas essas informações em prática? Trouxemos três receitas fáceis, práticas e até mesmo deliciosas que vão auxiliar você nessa missão. Veja só:

Chá de calêndula em pote de vidro ao lado de flores de calêndula sobre uma mesa
Mareefe / Pixabay

Chá de calêndula

O chá de calêndula representa uma das maneiras mais tradicionais de consumir essa flor. E o mais legal é que é bem fácil de prepará-lo. Olha só essa receita:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flores de calêndula secas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

Despeje a água e as flores secas de calêndula em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Quando estiver borbulhando, desligue o fogo, tampe a panela e deixe a mistura descansar até amornar. Depois, é só coar e aproveitar!

Pomada de calêndula

Sabia que é possível preparar a sua própria pomada de calêndula, completamente natural, para garantir boas cicatrizações em diferentes tipos de feridas na pele? Veja só:

Ingredientes:

  • 1 xícara de pétalas de calêndula
  • 1 xícara de azeite
  • 55g de cera de abelha
  • 10 gotas de óleo essencial de limão

Modo de preparo:

Coloque as pétalas de calêndula em um pote de vidro e despeje o azeite. Deixe essa mistura ao sol por cerca de 2 a 3 semanas, agitando o frasco uma vez a cada dois dias. Depois desse período, coe a mistura, guardando o líquido e descartando as folhas. Em uma outra panela, derreta a cera de abelha e misture o azeite de calêndula. Misture bem e, quando estiver homogêneo, tire do fogo e acrescente a essência de limão. Misture mais uma vez e despeje em um frasco. Espere esfriar e pronto: agora você tem a sua pomada. Guarde-a em um local fresco e longe do sol e use sempre que precisar!

Salada de arroz com calêndula

A calêndula é um ingrediente que deixa até as receitas mais simples muito sofisticadas. Esse é o caso da salada de arroz! Aprenda e surpreenda suas próximas visitas:

Ingredientes:

  • 250g de arroz
  • 60 pétalas de calêndula
  • 200g de tomate seco fresco
  • 30ml de azeite
  • 30ml de vinagre
  • 10 folhas de manjericão fresco
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz normalmente, apenas adicionando 50 pétalas de calêndula no processo. Ele vai ficar com um aspecto alaranjado muito bonito! Depois, quando estiver frio, misture os tomates secos e tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta. Despeje o restante das pétalas de calêndula e as folhas de manjericão em cima e pronto: você tem um prato delicioso, nutritivo e muito bonito em mãos!

Calêndula pomada

A pomada de calêndula é utilizada para tratar diversas condições de pele, como eczema, dermatite, queimaduras, feridas, picadas de insetos, entre outros. Ela é feita a partir da planta Calendula officinalis e pode ser encontrada em diversas farmácias e estabelecimentos — ou você pode produzir a sua própria, como vimos nas receitas.

Esse medicamento pode ser aplicado diretamente na pele afetada, uma ou duas vezes ao dia. Além de tratar problemas de pele, a pomada de calêndula também pode ser utilizada como um hidratante natural e como um remédio caseiro para alívio da dor e da coceira. É importante notar que, antes de usar a pomada de calêndula, é recomendado realizar um teste de sensibilidade na pele para verificar possíveis alergias.

Calêndula para a pele do rosto

A calêndula é uma grande aliada de quem busca garantir uma boa rotina de skincare e, consequentemente, garantir a saúde da pele do rosto. Isso ocorre porque, além de tudo, ela é hidratante. Dessa forma, garante que a pele receba o que precisa para estar sempre com um aspecto belo, retardando o envelhecimento e ainda removendo maquiagens e outras sujidades.

Nesse cenário, o creme de calêndula é bastante utilizado. E o melhor de tudo é que esse cosmético, rico em antioxidantes e nutrientes, além dos benefícios já citados, atua como um protetor solar e ainda evita problemas como: acne, rosácea, eczema e dermatite, aliviando a vermelhidão, a coceira e a irritação.

Tabela nutricional da calêndula

Veja a tabela nutricional da calêndula referente a 5g (aproximadamente uma colher de sopa):

Valor energético0g kcal
Carboidratos0g
Proteínas0g
Gorduras totais 0g
Gorduras Saturadas 0g
Gorduras trans0g
Fibra alimentar0g
Sódio0mg

Calêndula na espiritualidade

A relação da espiritualidade com a calêndula é algo que tem um histórico bastante extenso. Para você ter uma noção, já na Idade Média, as pessoas entendiam o poder desta flor, utilizando-a como um talismã e símbolo da sorte contra a praga.

Por esse e por outros motivos, a planta ficou conhecida como uma protetora. Mais do que isso, graças à sua relação com o Sol e com o fogo, ela ainda tem conexão com sentimentos como clareza, alegria, inteligência, serenidade e gratidão. Na Índia, por exemplo, a calêndula é considerada uma flor sagrada, que incentiva o perdão e a libertação de mágoas e rancor.

Fortemente relacionada com questões de prosperidade, ela ainda dá forças e energia para que as pessoas se livrem de seus traumas e se sintam carregadas e positivas para seguirem com as suas vidas. Ou seja, gera aquele sentimento de satisfação, bom humor e responsabilidade.

Tudo isso indica que a calêndula tem fortes poderes fitoenergéticos. Sendo assim, ela tem grande influência em relação às questões relacionadas a sentimentos e a emoções, trazendo mais conforto para o coração e o espírito e ajudando as pessoas a fecharem ciclos. De forma geral, essa é uma planta que protege a mente, o corpo e a alma dos indivíduos.

Malefícios ou contraindicações

Assim como tudo na vida, a calêndula possui suas restrições e contraindicações. Isso ocorre porque, mesmo sendo uma planta medicinal completamente natural, ainda pode reagir de forma inesperada em alguns organismos.

Pessoas gestantes e lactantes, por exemplo, não devem fazer o seu uso, nem crianças menores de 6 anos. Isso ocorre porque não existem estudos o suficiente que eliminem completamente o risco de seu uso nesses grupos.

Além disso, é sempre indicado que os seus usuários realizem testes de alergia antes para evitar reações adversas, e é importante realizar o seu uso com moderação, sem exageros.

Você também pode gostar:

Seguindo todas as indicações de uso, é garantido que você vai aproveitar as mudanças impressionantes em sua saúde — tanto a física quanto a mental e espiritual. Esperamos que esse artigo ajude você em sua jornada e funcione como um guia que você pode consultar sempre que sentir dúvidas ou esquecer alguma informação. Salve a página para não perdê-la e compartilhe com todos que irão acompanhar você nessa caminhada!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br