Plantas Medicinais Saúde Integral

Folhas de Louro: tudo sobre essa poderosa planta medicinal

Quem nunca foi comer feijão e encontrou uma folha de louro dentro da panela? Comum na culinária brasileira, o louro tem forte potencial como uma planta medicinal, apesar de poucas pessoas saberem disso. Pois fique sabendo que receitas caseiras de xaropes e tônicos de folhas de louro são milagrosas não só para a saúde, como também para a beleza!

Por outro lado, o louro também tem um significado espiritual – e não à toa é um famoso símbolo da mitologia greco-romana, sempre presente nas coroas de ouro de deuses e deusas. Se você quer entender melhor sobre tudo isso, venha com a gente e descubra tudo sobre os usos e as simbologias das folhas de louro!

Para que servem as folhas de louro?

Para muito além de servirem um chá gostoso com efeito calmante, as folhas de louro têm fortes ações medicinais e são até mesmo usadas em fórmulas de remédios. Clássico em rituais de benzimento, o louro pertence aos saberes tradicionais de povos nativos não só do Brasil, como também marca presença na fé da Grécia e da Roma Antiga, sendo uma planta medicinal e espiritual.

Ademais, na cultura brasileira, é comum também ver folhas de louro servindo como tempero para pratos como feijão, carnes e afins.

Como consumir folha de louro?

Além do famoso uso das folhas de louro em receitas do dia a dia, como feijões e carnes, é muito comum também o consumo do chá de louro, principalmente por sua ação calmante, diurética e analgésica. Com diversas propriedades, o louro também é uma planta recorrente na composição de remédios e xaropes para diversos fins, desde anti-inflamatórios até para fortalecer o sistema imunológico.

Existe também o uso do louro para fins estéticos, em tônicos capilares e misturas para a hidratação do cabelo e da pele, bem como há o óleo essencial de folhas de louro, que não apenas tem forte ação analgésica e é bastante procurado para solucionar dores e desconfortos, como também apresenta função adstringente e pode ser acrescentado a argilas de hidratação.

Outro ponto forte do óleo essencial de louro é seu uso em massagens, banhos, escalda-pés e inalações. E, para cada uma dessas situações, basta acrescentar poucas gotas da substância à água usada em cada fim.

Tabela nutricional

Valores referentes a uma porção de 100 g.

Valor energético313 kcal = 1.310 kJ
Carboidratos75 g
Proteínas7,6 g
Gorduras totais8,4 g
Gorduras saturadas0
Gorduras trans0
Fibra alimentar26,3 g
Sódio23 mg
Ferro 43 mg
Vitamina B61,74 mg
Vitamina C46,5 mg
Cálcio834 mg
Zinco3,7 mg
Magnésio120 mg

Benefícios das folhas de louro

  1. Auxiliam o sistema digestivo
    Com substâncias que auxiliam na produção de bile (solução natural que atua na digestão de alimentos) e estimulam o funcionamento das enzimas digestivas, as folhas de louro são muito utilizadas na forma de chás para facilitar esse processo após as refeições.
  2. Combatem a retenção de líquidos
    As propriedades diuréticas das folhas de louro têm o potencial de combater a retenção de líquidos por todo o corpo e aliviar inchaços, hidratando o organismo e estimulando o sistema urinário.
  3. Amenizam o estresse e a ansiedade
    O chá de louro é um verdadeiro calmante natural. Apesar de ser ótimo para quem quer amenizar situações de estresse sem perder o foco, o consumo exagerado dessa planta medicinal pode provocar sonolência.
  4. Têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas
    Por conter o composto eugenol, muito utilizado em medicamentos anti-inflamatórios, a folha de louro é capaz de amenizar inflamações pelo corpo todo. Além disso, suas propriedades analgésicas ajudam a aliviar dores de cabeça e cólicas menstruais.
  5. Ajudam a regular o fluxo menstrual
    Além de apresentar propriedades analgésicas que aliviam as cólicas menstruais, as folhas de louro agem no útero estimulando a liberação do fluxo menstrual, o que pode ser muito útil em casos de fluxo desregulado ou atrasos no ciclo.
Folhas de louro caindo de um recipiente de vidro numa mesa de madeira
monicore / Pixabay

Folhas de louro na espiritualidade

Muito utilizadas por benzedeiras, as folhas de louro têm o poder de tirar as confusões mentais e as indecisões, ajudando a abrir caminhos e eliminar pensamentos e energias negativas que atravancam a vida, o que abre espaço para a tomada de decisões importantes que levam à prosperidade.

Não à toa as folhas de louro são ícones das famosas coroas de louro helênicas, muito vistas na cabeça de deuses e deusas: na Antiguidade greco-romana, essa planta medicinal, além de muito utilizada, já era considerada um símbolo de vitória e prosperidade. Além de trazerem paz de espírito, as folhas de louro atraem fartura, tanto que são utilizadas como amuletos nas carteiras para atrair dinheiro.

Outro significado espiritual forte dessa planta é sua poderosa ação contra o olho-gordo, protegendo o corpo para que os males não façam morada, criando um campo energético de muita força.

Há contraindicações no consumo das folhas de louro?

Além de o consumo regular de louro ser contraindicado para gestantes, por poder estimular o aborto espontâneo, remédios naturais de louro não são recomendados para crianças. Também, o uso exagerado dessa planta medicinal pode provocar sonolência, cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça, erupções cutâneas e dermatites.

Receitas com folhas de louro para o dia a dia

Chá de folha de louro

Ingredientes:

  • Folhas secas de louro a gosto
  • 1 l de água filtrada

Modo de preparo:

Ferva a água e faça a infusão das folhas de louro por cerca de 5 minutos. Depois desse período, coe o chá e beba como preferir.

Tônico capilar caseiro com folha de louro

Ingredientes:

  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) rasa de alecrim
  • Canela em pau
  • 50 ml de água fervente

Modo de preparo:

Em um recipiente, adicione a folha de louro, a colher de alecrim e um pedaço pequeno de canela em pau. Depois acrescente a água e feche completamente o recipiente, deixando a mistura descansar por 30 minutos. Por fim, coe o chá resultante da mistura e coloque dentro de um borrifador para utilizar nos cabelos do modo que preferir, garantindo hidratação e nutrição aos fios.

Recomenda-se o uso nos cabelos sujos, concentrando o tônico no couro cabeludo por 30 minutos e massageando a área; depois, é só lavar normalmente o cabelo. Fazer isso de 1 a 2 vezes por semana.

Frango assado com louro

Ingredientes:

  • 2 kg de sobrecoxa de frango com osso
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de vinho branco seco (240 ml)
  • Folhas de louro
  • Bacon em fatias

Modo de preparo:

Numa tigela, coloque o frango junto com o sal, a pimenta, o alho e o vinho, misturando tudo e deixando descansar por 30 minutos. Preaqueça o forno a 200 °C e escorra o frango, reservando o caldo que sobrou do tempero. Em cada pedaço de frango, coloque duas folhas de louro e enrole com uma tira de bacon. Depois prenda cada pedaço com um palito. Numa assadeira grande, distribua o frango enrolado e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Banhe os pedaços de frango no caldo de vez em quando até a carne ficar macia. Retire os palitos e passe o frango para uma travessa. Acrescente 1 xícara de água à assadeira e leve ao fogo, raspando o fundo com uma colher de pau para obter um caldo. Peneire o caldo e derrame sobre o frango na travessa. Sirva como preferir.

Chá de louro com hortelã e erva-doce

Ingredientes:

  • 10 folhas pequenas de hortelã
  • 3 folhas de louro frescas ou secas
  • 1,5 colher (sopa) de erva-doce
  • 1 xícara (chá) de água filtrada

Modo de preparo:

Picote as folhas de hortelã e as separe num recipiente. Depois acrescente à água fervente as folhas de louro e a erva-doce, fazendo a infusão das plantas por cerca de 10 minutos. Com o fogo apagado e a infusão feita, acrescente as folhas picotadas de hortelã ao chá e deixe a mistura descansar por mais 10 minutos. Por fim, coe e beba como preferir.

Xarope caseiro de folha de louro e limão

Ingredientes:

  • 5 folhas de louro
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 limão
  • 100 ml de água fervente

Modo de preparo:

Em uma panela, leve ao fogo o açúcar até caramelizar e criar uma calda. Em seguida, coloque a água fervente sobre o caramelo e mexa até dissolver todo o açúcar. Após picar as folhas de louro, acrescente-as na panela e ferva a mistura por 5 minutos. Depois disso, deixe a mistura descansar para que seja feita a infusão das folhas. Enquanto isso, lave bem o limão e corte-o pela metade.

Uma metade deverá ser cortada em rodelas, e a outra deverá ser espremida num recipiente à parte. Feita a infusão do chá, coe e passe para um recipiente de vidro esterilizado, adicione o suco de meio limão e as rodelas ao pote e conserve fechado na geladeira. Recomenda-se que sejam tomadas 3 colheres de sopa por dia do xarope caseiro para uma melhor imunidade.

Você também pode gostar:

Agora que você entende a potência das folhas de louro, com certeza vai olhar para essa planta com outros olhos, podendo recorrer a ela tanto para cuidar da saúde quanto para dar uma turbinada nos cabelos e na pele! Mas isso tudo não para por aqui: a natureza está cheia de surpresas e tesouros como esse nas suas vegetações. Então acompanhe nossos outros conteúdos sobre plantas medicinais e aprenda cada vez mais!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br