Plantas Medicinais Saúde Integral

Jaborandi: a planta medicinal da beleza

Planta arbustiva típica do norte e do nordeste brasileiro, o jaborandi vem do Tupi “Ya-bor-andi”, que quer dizer “que faz babar”, pelo fato de algumas substâncias do vegetal provocarem salivação abundante. Cientificamente intitulada como Pilocarpus microphyllus, o jaborandi também é conhecido como jaborandi-legítimo, jaborandi-pernambucano, jaborandi-do-maranhão, jaborandi-três-folhas, jaborandi-manso e jaborandi-verdadeiro.

Muito provavelmente, você deve conhecer o jaborandi de rótulos de cosméticos como shampoos e cremes hidratantes, já que essa planta é bem famosa no âmbito estético. Mas, para além de cuidar bem dos cabelos e afins, você sabia que o jaborandi também tem incríveis funcionalidades para a saúde do corpo e que é um curativo para problemas oftalmológicos como o glaucoma? Então confira nosso artigo para saber mais sobre essa planta!

O jaborandi para a espiritualidade

Embora existam poucas informações sobre esse assunto, pelo fato de o significado espiritual do jaborandi estar mais internalizado nas culturas tradicionais do norte e do nordeste do Brasil, sabe-se que essa planta medicinal é uma das ervas de Iansã (Oyá), deusa que é a mais valente entre as orixás femininas.

Essa planta de Iansã, então, é amplamente usada em sacudimentos (rituais de limpeza espiritual com buquês de folhas), com o objetivo de expulsar energias densas e negativas e até mesmo afastar espíritos zombeteiros e obsessores. O jaborandi é uma planta poderosa de transmutação e é também protagonista de banhos para afastar a inveja e o mau olhado.

Benefícios do jaborandi para a saúde

  1. Previne bronquite, asma e pneumonia: As propriedades medicinais do jaborandi agem na dilatação dos alvéolos pulmonares, auxiliando o fluxo de oxigenação. Os princípios ativos da planta também auxiliam na redução de crises agudas de asma em crianças e adultos. Em casos de crise de pneumonia bacteriana, o chá de jaborandi é um complemento importante da medicação farmacológica.
  2. Ajuda no tratamento de diabetes: O jaborandi ajuda na redução da taxa glicêmica no sangue, tornando os níveis desta mais aproximados à normalidade. É claro que a pessoa diabética deve fazer uma dieta adequada e ter cuidados específicos com a doença, porém há eficiência maior quando o tratamento é acompanhado do consumo de chá de jaborandi.
  3. Ajuda no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis: Sintomas incômodos como secreção, coceira e ardor podem ser aliviados com a ajuda do jaborandi. O uso frequente desta planta também ajuda a evitar que doenças como gonorreia, cancro mole e HPV voltem a ficar fortes, mesmo em momentos de imunidade mais baixa.
  4. Cura glaucoma: O jaborandi possui uma substância chamada pilocarpina, que é usada para a produção de colírios e outras soluções oftalmológicas, por sua capacidade de reduzir a pressão intraocular e provocar a contração da pupila, podendo curar doenças como glaucoma.
  5. Auxilia na recuperação dos rins: Pessoas com problemas graves como a paralisia renal podem se aproveitar das propriedades do jaborandi para a revitalização dos rins, sendo que a planta é recomendada até mesmo para casos de hemodiálise.
Vários jaborandis num pote sobre uma mesa
HandmadePictures / Shutterstock

Tabela nutricional

Valores referentes a uma porção de 2g.

Valor Calórico0 kcal
Carboidratos0 g
Proteínas0 g
Gorduras Totais 0 g
Gorduras Saturadas0 g
Gorduras Trans0 g
Fibra Alimentar0 g

Como consumir o jaborandi?

Além do famoso chá de jaborandi, o qual recomenda-se duas xícaras por dia para que se percebam os benefícios, há também a versão em pó da planta, que é comumente utilizada em saladas e sobremesas. Para além disso, porém, não há muitas opções de consumo do jaborandi, já que essa planta medicinal acaba sendo mais utilizada de modo externo (como colírio para os olhos, tônicos e produtos para pele e cabelos etc).

Jaborandi para fins estéticos

O jaborandi é muito utilizado em formulações capilares porque a pilocarpina, substância presente na planta, apresenta ação estimulante celular e tônica, interrompendo a queda e fazendo crescer cabelos, melhorando o brilho e combatendo a seborreia. Além de fortalecer e hidratar os fios, os princípios ativos do jaborandi também acabam com a caspa e promovem ação umectante. Assim, muitos shampoos, condicionadores, cremes, tônicos, óleos e outros cosméticos levam o jaborandi como protagonista de seus rótulos.

Existem contraindicações?

O uso do jaborandi é contraindicado para pessoas cardíacas, gestantes e lactantes. O consumo pode causar vômitos, diarreia e insuficiência cardíaca. Seu uso externo pode causar irritação ocular. A ação do jaborandi é antagonizada pela atropina e pela beladona.

Receitas com jaborandi

Chá de jaborandi

Ingredientes:

  • 20 folhas secas e frescas de jaborandi
  • 1L de água filtrada

Modo de preparo:

Fazer a infusão da erva na água fervente e tampar por cerca de 10 minutos. Depois, esperar até que o chá fique morno para consumir. Adoce a gosto.

Tônico caseiro de jaborandi

Ingredientes:

  • 50mL de água
  • 1 colher (sopa) de jaborandi
  • 1 tampinha de óleo de rícino

Modo de preparo:

Faça o chá concentrado de jaborandi, fervendo a água e fazendo a infusão da erva por, pelo menos, 30 minutos. Depois, filtre o chá e misture o líquido com o óleo de rícino. Conserve o tônico em um recipiente de vidro na geladeira por até 30 dias.

Sabonete de jaborandi

Ingredientes:

  • 1kg de base glicerinada
  • 30mL de extrato de jaborandi
  • 30mL de lauril líquido
  • Corante cosmético na cor de sua preferência
  • Forma para sabonetes em barra

Modo de preparo:

Derreta a base glicerinada, adicione na base derretida o extrato de jaborandi, o lauril líquido e o corante e mexa bem todos os ingredientes. Depois, despeje o produto na forma de sabonetes e deixe secar. Ao secar, embrulhe cada sabonete e conserve em local seco e protegido.

Você também pode gostar:

Agora que você sabe que o jaborandi é muito mais que um mero componente de produtos capilares, pode contar com a medicina natural dessa planta para prevenir ou tratar diversas doenças e aliviar infecções, sem abrir mão de ter cabelos sedosos e hidratados. A natureza é realmente incrível, não é mesmo?!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br